Aprender inglês ou qualquer outro idioma sem sair de casa pode parecer complicado e desafiador. Muitas pessoas que não têm tempo ou recursos para frequentar um curso, acabam desistindo porque acham que aprender uma língua estrangeira por conta própria é uma tarefa impossível.

No entanto, aprender a falar um idioma sem sair de casa é mais fácil do que você pensa. Nesse vídeo vamos ver 20 formas de aprender inglês ou outro idioma, fazendo apenas pequenos ajustes na sua rotina diária.

Mas atenção, esse vídeo não é para quem está interessado em aprender uma língua, mas para quem está COMPROMETIDO a aprender!

1. Fique longe, beeeeem longe de livros e cursos que enfatizam na gramática. Se você é iniciante em qualquer língua estrangeira, nunca comece pelas regras gramaticais por duas razões óbvias: Para entender a estrutura gramatical de um idioma, nós precisamos adquirir vocabulário primeiro. Lembra que você só aprendeu a gramática da língua portuguesa quando você já estava na escola se comunicando fluentemente? Aprender gramática logo de cara pode fazer com que você perca o interesse de seguir em frente, porque, vamos ser honestos, aprender regras é entediante. Quem quer falar inglês e está com pressa, não tempo ou paciência para estudar tempos verbais, conjugações ou pronomes, não é?

2. Altere o idioma nos seus aparelhos de TV, computador, smartphone, relógio, tablets, mp3 player e outros.

3. Altere também o idioma padrão em todas as suas redes sociais.

4. Assista séries de TV infantis ou desenhos animados porque o inglês é básico e os personagens falam um pouco mais devagar. Você encontra vídeos de historinhas infantis com legendas aqui no youtube em canais como x,y,z e também no Netflix.

5. Tenha sempre em mãos um bloquinho de notas para escrever todas as palavras e frases novas que você aprender. Crie seu próprio pacote de Flashcards utilizando cartões de papel ou em sites, tipo memrise.com, quizlet.com ou cram.com. O número de palavras que você tem que memorizar por dia vai depender muito dos seus objetivos. A média é de 5-10 palavras para você que não está com pressa. Para quem é mais audacioso, a média é de 25-40 palavras por dia. Eu, quando estava aprendendo norueguês, memorizava 100 palavras por dia, mas se eu não aprendesse rapidinho, eu teria sido demitida do meu trabalho, então… olha aí uma motivação que acelera o aprendizado!

6. Só ouça músicas em inglês. Pelo menos pelo período que você está tentando absorver o idioma ao máximo. No começo, acompanhe a letra e traduza se precisar. Depois tente cantar sem olhar a letra. Quando já estiver confortável com a música, pause em cada frase e escreva o que ouviu, como em um ditado de frases. Se houver alguma palavra nova, coloca lá na sua lista de vocabulários novos.

7. Ouça áudio livros que contenham assuntos do seu interesse ou algo mais fácil como narração de livros infantis ou áudios de meditação.

8. Desenvolva o hábito de ouvir rádio ou podcast em inglês. Lembre-se que o nosso objetivo aqui é se expor ao idioma sempre que possível. Não é necessário (e nem é possível) entender tudo no começo. Existem várias rádios online. Procure estações de rádio que tenha um formato parecido com podcasts, ou seja, que tenha um tom mais de conversação.

9. Canais no youtube são excelentes formas de exercitar o seu entendimento. Assine alguns canais de vloggers que falam sobre assuntos que te interessam. Geralmente o vlogger fala na frente da câmera, o que facilita muito para quem é visual e gosta de acompanhar os movimentos labiais para entender melhor a pronúncia, e eles falam com vocabulários do dia-a-dia, exatamente do jeitinho que você ouve pessoas falando nas ruas.

10. Só leia blogs e sites de notícias em inglês. Procure blogs e sites de notícias do seu interesse e leia os artigos em voz alta mesmo sem saber a tradução e a pronúncia.

11. Falando em tradução e pronúncia, baixe a extensão Google Dictionary (by Google). Quando você estiver lendo algo, basta selecionar aquela palavrinha que você não sabe a tradução ou a pronúncia e uma janelinha como essa se abre, te dando a informação que você precisa. Se a pronúncia da palavra não estiver disponível, copie e cole a palavra no Google Tradutor. Essa ferramenta ainda dá a opção de gravar no histórico, todas as palavras que você selecionou. Hoje em dia, existem centenas de aplicativos que também fazem um trabalho excelente. Coloca link do seu aplicativo favorito aqui nos comentários para que a gente possa dar uma olhada.

12. Selecione joguinhos para aumentar o seu vocabulário, por exemplo, duolingo, word games, spelling city, hangman e muitos outros disponíveis no Google Play, App Store ou em outras lojas de aplicativos.

13. Assista entrevistas dos seus artistas favoritos e tente imitar algumas frases.

14. Coloque stickers com os nomes dos objetos em casa.

15. Sempre que ouvir algo em inglês, tente escrever e repetir mentalmente ou em voz alta.

16. Pratique falando sozinho no espelho como se estivesse dando uma entrevista. Repita as frases mais difíceis até sair natural.

17. Desenvolva o hábito de pensar em inglês, principalmente quando estiver em um tempo ocioso, por exemplo, esperando um ônibus, na sala de espera, na fila do banco ou sentado no parque.

18. Pesquise o script de um filme que você assistiu e gostou. Escreva “Transcript + o título do filme” na ferramenta de busca. Se puder, imprima todo o arquivo e destaque apenas uma cena para estudar. Traduza se precisar, tire as dúvidas de pronúncia usando o seu aplicativo preferido. Agora faça de conta que você foi escalado para fazer o papel do ator ou a atriz naquela cena e terá que interpretar os diálogos. Treine até saber todas as suas falas de cor, depois troque de personagem e faça o papel da outra pessoa. Quando souber falar todas as frases da cena, pule para a próxima.

19. Leia trechinhos de livros, blogs ou até comentários nas redes sociais e tente explicar para você mesmo tudo o que entendeu ou finja que está explicando para alguém que não sabe ler em inglês e você será o intérprete.

20. Procure sites de redes sociais voltados para o aprendizado de idiomas, onde você pode encontrar pessoas de fora do país que querem aprender português. Nesses sites é possível encontrar Language buddies, que são pessoas que estão dispostas a te ensinar o idioma delas enquanto eles aprendem o seu. As vantagens de ter essas parcerias são inúmeras, por exemplo, você poderá:

  • praticar tudo o que aprendeu
  • ter a oportunidade de ensinar o seu idioma para outra pessoa
  • se tornar fluente sem sair de casa
  • aprender a falar o seu idioma preferido sem gastar um centavo

Lembre-se de que o mais importante não é o número de horas que você se dedica por dia, mas com que frequência você se expõe ao idioma. Essa exposição deve ser diária, ou seja, de domingo a domingo.

Você não vai aprender inglês hoje ou amanhã, por isso, tenha paciência e seja consistente.