Small talk é uma conversa informal sobre assuntos fáceis e simples, como por exemplo, falar sobre o tempo, música, filmes e culinária.

Para algumas pessoas, conversar com desconhecidos não exige nenhum esforço, já para outras, pode ser uma das coisas mais desconfortáveis do mundo. Imagina em um outro idioma!

Esse artigo é para você que está com dificuldade em interagir e precisa sair da zona de conforto para praticar o que vem aprendendo aqui no curso.

Mas antes eu queria te lembrar que o italki ainda tem aquela promoção de ganhar $10 quando você se torna um aluno e faz a sua primeira compra. Eles têm professores nativos (para quem está um pouco mais avançado) e professores que falam português (para quem está em nível um pouco mais básico). Essa oferta é válida apenas para os novos alunos que se cadastrarem por aqui: http://go.italki.com/abcfluent2020. 

Eu recomendo essa plataforma porque eles não oferecem apenas serviços pagos. Eles têm um espaço reservado para parceiros de idiomas que é excelente para quem está sem recursos no momento. Esse serviço funciona como uma permuta. Você encontra alguém nativo do inglês que quer falar português, entra em contato, e se ele ou ela aceitar, vocês marcam um horário para ajudar um ao outro. 

E como conversar com uma pessoa desconhecida? 

Eu, pessoalmente não sou muito fã de small talk e me sinto até desconfortável às vezes, mas é importante começarmos uma interação com assuntos básicos para que possamos conhecer melhor a outra pessoa. Temos que começar de algum lugar, right?

É claro que todos esses conselhos vão depender de muitos fatores, como o lugar onde você está, com quem você está conversando, a situação, os assuntos abordados, etc. Por isso eu vou usar as minhas próprias experiências para dar dicas de como se sair bem mesmo sendo tímido.

Para quem é muito envergonhado, eu aconselho ir com calma. 

  1. Primeiro faça uma lista em inglês com perguntas e respostas comuns em um Small talk.
  2. Seja positivo. Não toque em assuntos negativos, polêmicos e tristes.
  3. Não pergunte coisas íntimas, como “quanto você ganha?” 

Conversando online:

  1. Comece conversando via mensagem de texto. Dessa forma, você terá um tempo para pensar em novos assuntos, consultar o dicionário e se acostumar com a outra pessoa. Essa é uma grande vantagem de conversar pela internet.
  2. Depois de passar um tempo usando mensagem de texto, tente se comunicar por áudio.
  3. E por fim, faça uma chamada por voz.

Conversando pessoalmente:

  1. Se possível, tente se aproximar de pessoas que tenham os mesmos interesses que você.
  2. Se apresente.

Tenha a sua apresentação pronta, sempre. Quem você é, o que faz e mais algumas informações relevantes sobre você.

  1. Faça perguntas.
  2. Compartilhe as suas preferências. Esteja preparado para responder tudo o que você perguntar. 
  3. Mostre que você está interessado.
  4. Elogie.
  5. Se em algum momento você ficar nervoso, responda de uma maneira simples e  passe a bola para outra pessoa fazendo mais perguntas.

Eu já observei que a melhor forma de evitar o nervosismo é transferir a atenção que está em você, para um outro lugar. Fazer perguntas é uma ótima estratégia. 

Não exagere nas perguntas para não virar um interrogatório! Não mude de assunto bruscamente para não parecer que você está desinteressado ou que a pessoa está preenchendo um formulário.

A grande vantagem de conversar pessoalmente é que você tem a oportunidade de observar a linguagem corporal e fazer uma interpretação se a conversa está indo bem, pelo modo como a pessoa reage.

E se a outra pessoa também for tímida ou não mostrar interesse em seguir com a conversa?

  1. Tente mudar de assunto para saber se o desconforto é com o assunto em si, ou se a pessoa não está em um dia bom.
  2. Pergunte quais são os pontos de interesse e faça perguntas em volta desses tópicos.
  3. Se depois de algum tempo, a pessoa ainda não demonstrar interesse, pergunte se você está incomodando e se ela quer conversar uma outra hora.
  4. Se isso não funcionar, talvez seja hora de se despedir.

E se você não souber o que dizer?

Se pergunte: se essa conversa fosse no meu idioma, eu teria algo a dizer, a acrescentar? 

Se a resposta for sim, elabore os seus pensamentos e se expresse em inglês. Se o que você quer dizer for muito complexo, construa frases curtas e simples. Use as palavras que você lembrar e não pense em gramática. 

Mas se a resposta for não, tente mudar para um assunto que você tem mais familiaridade e sabe se expressar melhor. 

O mais importante é que você pratique com alguém e não fique apenas estudando inglês, mas praticando o que está aprendendo.